O primeiro avião com 211 brasileiros repatriados de Israel pousou no Brasil às 4h10 da madrugada desta quarta-feira (11/10). A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) pousou na Base Aérea de Brasília após 14 horas de voo saindo de Tel Aviv.
Entre os primeiros resgatados estão turistas, empresários, escritores, pastores, produtores de vídeo e aposentados. Nessa primeira fase da missão de resgate tiveram preferência os brasileiros que estavam de passagem por Israel, seja a turismo ou a trabalho.
De Brasília, os brasileiros poderão chegar a seus destinos finais de forma gratuita em voos comerciais. O governo federal informou que fechou uma parceria com a Azul Linhas Aéreas para as viagens dentro do país.
Conflito
Israel está em guerra com o grupo extremista Hamas desde sábado (7/10), quando o país foi atacado de surpresa pelo grupo. Mais de 2 mil pessoas já morreram no conflito, boa parte delas, crianças, algumas, decapitadas.
Segundo o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é para que se retire todos os brasileiros que quiserem sair de Israel e da Faixa Gaza. A meta é repatriar mais de 900 pessoas até sábado.
O Brasil é o primeiro país a retirar seus cidadãos de Israel em meio à guerra. Duas mortes de brasileiros já foram confirmadas: de Bruna Veleanu, que estudava comunicação social em Israel, e de Ranani Glazer, que sonhava ser um DJ famoso. Uma terceira brasileira está desaparecida.
Pelo menos 2.500 brasileiros ainda estão em Israel e 50 na Faixa de Gaza, informou a embaixadora Maria Laura da Rocha, ministra-substituta de Relações Exteriores.
Ela ressaltou que todos os esforços estão sendo feitos para que o governo consiga repatriar essas pessoas o mais rapidamente possível. Estão previstos mais quatro voos até sábado.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que o Brasil está fazendo contato com países vizinhos de Israel para que alguns cidadãos possam ser retirados da Faixa de Gaza por terra. Equipes de regaste já estão a postos para a missão, tão logo seja possível.
O tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, destacou. durante a chegada do primeiro voo com brasileiros repatriados de Israel, que o governo está avaliando dois aeroportos ao Norte do Egito para a retirada de cidadãos da Faixa de Gaza.
Ele ressaltou que a distância é longa e que os cerca
de 50 brasileiros que estão na região terão de se deslocar por terra
até onde estarão os aviões que os trarão de volta para o Brasil.
O militar disse ainda que estão sendo feitos contatos com autoridades
da Jordânia e do Líbano para que a retirada de brasileiros da Faixa de
Gaza seja feita o mais rapidamente possível e de forma segura.
Para Damasceno, não há dúvidas de que a primeira fase da missão de resgate de brasileiros em meio à guerra entre Israel e o Grupo Hamas seja fechada no sábado.