Após 48 anos, a TV Gazeta de Alagoas deverá deixar de ser parceira da Globo no estado nordestino. A mudança ocorre após dificuldades financeiras e um escândalo de corrupção que causou a condenação no STF (Superior Tribunal de Justiça) do ex-presidente Fernando Collor.
A nova parceira deverá ser uma TV comandada pelo Grupo Nordeste de Comunicação, que tem como acionista principal Vicente Jorge Espíndola. O grupo já é dono da TV Asa Branca de Caruaru, cidade do agreste de Pernambuco, e afiliada da Globo desde 1991.
Nas últimas semanas, o TV do grupo passou a operar em fase de testes em um prédio comprado no bairro do Farol, zona nobre de Maceió. O transmissor já foi instalado e os testes começaram na última segunda-feira (23).
A expectativa é que, com todos os testes dando certo e o prédio em plenas condições de funcionamento, a troca de emissoras da Globo em Alagoas venha a acontecer no primeiro semestre de 2024.
Collor é acionista majoritário das Organizações Arnon de Mello, maior conglomerado de mídia do estado, do qual a TV Gazeta de Alagoas faz parte. A emissora é parceira da Globo desde sua fundação, em 1975.
Em 2019, a emissora entrou em recuperação judicial ao alegar dívidas de R$ 284 milhões. Além disso, uma greve de funcionários que durou quase duas semanas e um pedido de cassação pelo MPF (Ministério Público Federal) fizeram a TV Gazeta entrar no noticiário político.