82 8123-9972

NO AR

Rádio Lobo Web

radiolobo.com.br

Brasil

Verão começa hoje e deve ser de calor intenso e pancadas de chuva

Alta temperatura do El Niño em contato com a umidade provocada pelo aquecimento do Atlântico vai gerar mais evaporação e carregar as nuvens

Publicada em 22/12/23 às 08:54h - 11 visualizações

por Rádio Lobo Web com Marcos Rodrigues


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Lobo Web com Reprodução)
O calor típico de verão, que tem início nesta sexta-feira, vai ser intenso em Alagoas, já que o El Niño vai ajudar a manter as temperaturas elevadas pelos próximos três meses. Mas também sofrerá influência do aquecimento do Oceano Atlântico. Neste caso, a soma dos fatores altera o produto final e pancadas de chuvas são esperadas, além de rajadas de ventos. 

Foi o que explicou, ontem, o meteorologista Henrique Mendonça, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Como exemplo, ele citou os fenômenos que chamaram a atenção na quarta-feira (20), quando até chuva de granizo foi registrada, assim como chuvas intensas em cidades do interior e na capital.

“O El Niño provoca condições oceânicas atmosféricas que desfavorecem o regime de chuvas aqui no Estado. Mas, por outro lado, estamos com o aquecimento do Atlântico ainda vigente e isso favorece o regime de chuvas”, pontuou Mendonça.

A alta temperatura do El Niño em contato com a umidade provocada pelo aquecimento do Atlântico vai gerar mais evaporação e carregar as nuvens. Com isso, a possibilidade de chuvas fortes é real.

“Será um verão típico, com calor e tempo seco, mas não descartamos mais eventos como os presenciados nas últimas 48h, como vórtices ciclônicos de altos níveis, comuns e típicos na região”, completou o especialista.

Na prática, um dia intenso de sol e calor pode ser seguido já no final da tarde e noite, com uma virada completa com chuvas e volume de água concentrado em algumas áreas, provocando alerta.

Em relação às cidades densamente povoadas, com poucos pontos de absorção da água por causa da pavimentação, será quase inevitável alagamentos, assim como a atenção quanto a áreas consideradas de risco devido à presença de habitações subnormais, construídas e áreas de invasão localizadas em barreiras. explicou Henrique.

A Semarh e todo o sistema de monitoramento estará em atenção 24h com o acompanhamento dos dados para tentar alertar antes da ocorrência dos fenômenos. “Praticamente, nosso verão terá um pouco de tudo: calor, tempo seco e algumas pancadas de chuvas em determinados dias em nossa região”, finalizou o especialista.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
O que você está achando do Site e da Rádio Lôbo Web?

 Adorei.
 Bom
 Ótimo, excelente!
 Ruim.







.

LIGUE E PARTICIPE

82 8123-9972

Visitas: 106687
Usuários Online: 5007
Copyright (c) 2025 - Rádio Lobo Web
Converse conosco pelo Whatsapp!