A prefeitura de São Paulo exonerou nesta quinta-feira (4) três professoras do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, localizado no Sacomã, Zona Sul da capital, após a morte de Enrico Braga de Souza, de apenas um ano e sete meses, dentro da creche.
O caso foi registrado em 31 de agosto de 2022. Enrico foi achado ferido no campo de futebol da unidade por uma professora que não lecionava para sua turma. Na sequência, foi socorrido à Unidade Básica de Saúde e, posteriormente, à Assistência Médica Ambulatorial. Porém, não resistiu.
Na época, a delegada Fabiana Rossi afirmou à TV Globo que câmeras de segurança do local apontaram que o menino ficou caminhando sozinho, sem nenhuma supervisão das professoras, por 11 minutos no campo de futebol.
No dia, cinco professoras estavam monitorando uma atividade no campinho onde tinham cerca de 30 crianças.
Um inquérito policial foi aberto e concluído pelo 95º Distrito Policial como homicídio culposo. Em paralelo, uma sindicância interna da prefeitura também apurou a responsabilidade das cinco funcionárias que estavam no campo de futebol.
Conforme despacho assinado pelo prefeito Ricardo Nunes, nesta quinta-feira (4), três professoras foram exoneradas e duas absolvidas. No documento não explica o motivo da absolvição das duas servidoras.