A corporação afirmou que as estruturas existentes ao lado da loja incendiada não ficaram comprometidas e mais da metade do estabelecimento comercial foi salva.
Segundo a corporação, a Lojas Imperador estava com todas as certidões e alvarás regularizados pelo Corpo de Bombeiros e que uma comissão de peritos foi designada para analisar as causas do incêndio. O laudo poderá ajudar o órgão a formular recomendações preventivas.
Em imagens registradas por transeuntes, foi possível perceber que o fogo atingiu toda a estrutura da loja. As gravações mostram ainda pessoas correndo do local e os militares tentando conter as chamas, ainda altas.
Segundo a Aliança Comercial, o acesso pela loja, embora ela se localize até a Rua do Sol, só pode ser realizado pelo calçadão do comércio, onde se concentraram os esforços dos militares para conter as chamas. Eles precisaram quebrar duas portas para entrar no local.
A situação na Lojas Imperador ocorre três meses depois em que um incêndio, também de grandes proporções, atingiu a loja Magazine Luiza. Esta última ficou completamente destruída. O fogo alcançou ainda mais um prédio que ficava ao lado.