Bolsonaro está em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e viajará até São Paulo para prestar apoio aos familiares do militar. O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Araçá, na capital paulista, por volta das 15h.
De acordo com a PM, o soldado Samuel foi baleado por volta das 17h desta sexta (2/2), quando estava em patrulhamento com a sua equipe na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro Rádio Clube, na zona noroeste de Santos. De acordo com a corporação, não havia tiroteio ou incursões no momento em que o PM da Rota foi atingido.
A região em que aconteceu o ataque fica em bairro pobre da Baixada Santista, nas proximidades de um mangue e na divisa com as cidades de São Vicente e Cubatão.
Com o ataque ao integrante da Rota, foi desencadeada nova fase da Operação Escudo na região. Segundo a polícia, o efetivo de diversos batalhões, incluindo o Choque, se deslocou no início da noite de sexta-feira em direção à Baixada Santista.
Desde o ano passado, foram oito Operações Escudo na Baixada Santista. Segundo a SSP, a instauração desse tipo de operação é procedimento padrão após a morte de policiais.