André Mazzuco está de saída do Botafogo. Conforme apurou a ESPN, o diretor de futebol do Glorioso está a caminho do Athletico-PR.
A decisão é por motivo familiar. Há oito anos longe de Curitiba, Mazzuco recebeu o convite para trabalhar no Furacão e aceitou. A decisão já foi comunicada a John Textor, acionista majoritário da SAF do Alvinegro.
O norte-americano até tentou manter o dirigente, mas entendeu, por outro lado, a razão do pedido e não colocou empecilhos para a saída.
Mazzuco também entende, segundo apurou a reportagem, que deixa o Botafogo em um bom momento, com a avaliação de "missão cumprida".
O dirigente se despede hoje do elenco do Botafogo e fica até domingo (17) no Rio de Janeiro, chegando a acompanhar a partida contra o Sampaio Corrêa, pelo jogo de volta da semifinal da Taça Rio.
Nos bastidores divulgados pelo Botafogo na última quinta-feira (14), após o empate por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, que culminou com a classificação à fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, André Mazzuco aparece sendo bastante celebrado pelo elenco, no que parecia uma "despedida", que se confirmou nesta sexta-feira (15).
Com a saída de Mazzuco, a busca por um novo treinador segue centralizada nas mãos de John Textor, que terá auxílio de Alessandro Brito, head de scout do Glorioso.
Mazzuco chegou ao Botafogo em fevereiro de 2022, após John Textor assumir o controle da SAF do clube. O dirigente foi escolhido em processo seletivo da Eagle Holdings, empresa que pertence ao norte-americano.
Para o empresário, o dirigente se encaixava na ideia e no modelo de gestão que gostaria de implementar no clube carioca.
A experiência de Mazzuco em modelos corporativos no futebol brasileiro, como as passagens por Vasco, Cruzeiro e Santos, além do domínio de outras línguas, pesaram a favor.
De lá para cá, em parceria com a equipe de scout, o dirigente montou o elenco do Botafogo, que brigou pelo título do Campeonato Brasileiro em 2023. Dos principais nomes, trouxe jogadores experientes, como Marçal, Marlon Freitas, Tchê Tchê, Eduardo e Tiquinho Soares.