Três idosos registraram Boletins de Ocorrência na Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), entre os dias 9 e 10 de março, e alegaram que foram vítimas do golpe da "chupa-cabra". O prejuízo para os alagoanos chega a R$ 17 mil.
A ação dos criminosos foi capturada por câmeras de videomonitoramento. Quatro pessoas, sendo dois homens - um com tornozeleira eletrônica - e duas mulheres, estão sendo apontadas como suspeitas.
Segundo o coordenador da Oplit, Antônio de Pádua, as vítimas, com idades entre 65 e 85 anos, relataram situações semelhantes: ao usar o caixa eletrônico, elas constataram um erro no procedimento e, em seguida, ligaram para um número que seria da assistência.
Durante a chamada, os golpistas conseguem obter informações bancárias e pessoais dos idosos, o que, posteriormente, resultou na retirada do dinheiro das contas.
Antônio de Pádua destacou que esse tipo de golpe é
geralmente realizado por grupos organizados. "Ainda não há confirmação
de que estejam ligados a mesma quadrilha. A similaridade dos eventos
ocorreu em grandes redes de supermercados nos bairros Pajuçara e Ponta
Verde", contou.
O coordenador também frisou que os ambientes com grande movimentação de pessoas facilitam a ação dos criminosos, já que os clientes tendem a se sentir seguros e se tornam alvos mais fáceis.