A Defesa Civil Estadual informou que, assim como a capital, a região Norte de Alagoas foi bastante impactada com o temporal dessa quinta-feira (4). Em Japaratinga, por exemplo, choveu mais de 160 milímetros, provocando diversos transtornos na cidade e em municípios vizinhos.
Em entrevista à TV GazetaNews, nesta sexta-feira (5), o coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil do Estado, comentou que o volume de água que caiu formou um rio de correnteza em Japaratinga, que teve impacto também em Porto Calvo. Por lá, as equipes do município tiveram bastante trabalho para garantir a proteção dos moradores.
Na capital, choveu cerca de 60 milímetros em algumas horas, quantidade suficiente para gerar uma série de transtornos. Várias ruas ficaram alagadas, impedindo a passagem de veículos e de pedestres.
“A tempestade chega de repente e, em Maceió, assim como em outras capitais do Brasil, o maior problema é com o sistema de drenagem, que é bastante antigo e precisa ser recalculado”, alertou o coronel Moisés.
Segundo ele, eventos extremos, como essas chuvas torrenciais, vão continuar acontecendo e, se o sistema de drenagem não estiver preparado, os transtornos à população vão se multiplicar.