82 8123-9972

NO AR

Rádio Lobo Web

radiolobo.com.br

Brasil

Vigilância Sanitária orienta sobre proibição de venda do álcool 70%

Anvisa determinou que o produto só poderá ser comercializado na forma líquida até 29 de abril

Publicada em 05/04/24 às 18:39h - 8 visualizações

por Rádio Lobo Web com Alesssandra Lima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Lobo Web com Reprodução)

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) iniciou um cronograma de visitas em farmácias e supermercados, com o intuito de orientar os estabelecimentos sobre a proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a comercialização de álcool líquido 70%. A realização da ação começou na última quinta-feira (4) e segue até o fim do mês, em toda a capital alagoana.

De acordo com a Resolução Nº 766/2022, publicada pela Anvisa, o produto só poderá ser vendido nos estabelecimentos até 29 de abril.

O chefe especial da Visa, Airton Santos, explicou que a livre comercialização do álcool líquido 70% só foi liberada devido à pandemia da Covid-19. Entretanto, a vigência da autorização expirou em 31 de dezembro de 2023 e foi adiada por mais 120 dias somente para esgotamento de estoques.

"Para informar sobre a determinação aos comerciantes, decidimos, então, ir pessoalmente em cada estabelecimento dos dois segmentos na expectativa de que todos cumpram a norma e retirem o produto de suas prateleiras até o fim do mês”, disse ele.

Airton ainda enfatizou que a comercialização do produto, na forma de gel, continuará permitida nos estabelecimentos comerciais. Já o uso da versão líquida ficará restrito aos locais de saúde, como laboratórios, clínicas e hospitais.

“Sabemos que o álcool 70% é extremamente inflamável e o uso dele na forma líquida, em ambiente doméstico, aumenta as chances de ocorrer acidentes nas residências. Já a utilização do produto na forma de gel minimiza esse risco, por dificultar o derramamento”, completou o chefe especial da Visa.

Os estabelecimentos flagrados em descumprimento da determinação terão o produto recolhido das prateleiras e serão autuados, podendo receber multa entre R$ 180,00 e R$ 19 mil, a depender da gravidade do caso.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
O que você está achando do Site e da Rádio Lôbo Web?

 Adorei.
 Bom
 Ótimo, excelente!
 Ruim.







.

LIGUE E PARTICIPE

82 8123-9972

Visitas: 103321
Usuários Online: 1747
Copyright (c) 2025 - Rádio Lobo Web
Converse conosco pelo Whatsapp!