O número de mortes em
razão de casos de dengue em 2023 chegou a 221 no estado de São Paulo,
segundo dados da Secretaria estadual da Saúde. A pasta registra outros
485 óbitos em investigação, de acordo com dados mais atualizados na
manhã deste domingo (7/4).
De um total de 1.011.380 notificações, 456.427 foram confirmados como casos da doença, sendo 562 casos graves em tratamento.
Somente a capital registrou 34 mortes – há, ainda, 119 óbitos em investigação. O total de casos notificados é de 291.712, dos quais 129 são considerados graves.
Vacinação na capital
A Prefeitura de São Paulo iniciou na quinta-feira (4/4) a vacinação contra dengue de crianças com idade entre 10 e 14 anos.
A campanha se iniciou nos bairros de Itaquera, na zona leste, e Vila Jagaura, na zona oeste, bairros mais atingidos pela doença na cidade de São Paulo.
Ao todo, foram disponibilizadas 8.310 doses, que teriam sobrado de outros municípios, segundo a Prefeitura. De acordo com a Prefeitura, o Ministério da Saúde ainda não enviou doses da vacina, nem informações sobre o envio, mesmo após diversos ofícios notificando a pasta pedindo os imunizantes.
Doses vem de outras cidades
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), as doses foram buscadas em Mogi das Cruzes nessa quarta-feira (3/4). Ao explicar a origem das vacinas, Nunes afirmou que são de municípios que receberam mas não utilizaram o material, mas que “vai aplicar aqui”.
Ainda sobre as vacinas, Nunes esclareceu que, apesar de conseguir algumas vacinas, elas não serão suficientes para a demanda necessária.
Nunes afirmou ainda que, assim que receber as doses, a cidade de São Paulo estará preparada para iniciar a vacinação rapidamente.