A final do Campeonato Alagoano foi nesse sábado (6), mas os confrontos estaduais não param. Neste domingo (7), começa a disputa da Seletiva para a Copa do Brasil 2025, entre CSE e CSA. As equipes disputam a partida de ida a partir das 17 horas, no Estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios.
A fórmula é simples. O Tricolorido está na disputa por ter sido terceiro colocado no Estadual. Já o Azulão garantiu sua vaga, após o título da Copa Alagoas. O vencedor no placar agregado junta-se a ASA e CRB, como representantes alagoanos na competição nacional no ano que vem. Em caso de dois empates, a partida irá para os pênaltis.
O CSE chegou na disputa, após se frustrar no Alagoano, quando foi eliminado pelo ASA, ainda nas semifinais. De lá para cá, a equipe está focada exclusivamente em seus treinamentos e tentará disputar a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. No ano passado, curiosamente, o Tricolorido também jogou a seletiva, mas acabou sendo derrotado pelo Murici.
Já o Azulão trata esta seletiva como sua prioridade número um,
especialmente pela questão financeira. Fora da Copa do Brasil deste ano,
a equipe vive uma relativa boa fase, já que conquistou a taça da Copa
AL e vem de uma vitória boa sobre o Penedense, atuando fora de casa.
As semanas do Tricolorido estão sendo longas, ao menos para o torcedor que está com saudade de ver a equipe. O último confronto foi no dia 17 de março e, desde então, o técnico Carlos Parreira vem priorizando os treinos físicos e táticos.
Neste
período sem jogos, o CSE se movimentou no mercado, tanto com saídas
quanto com chegadas. O zagueiro Hitalo Rogério, titular durante o
Estadual, deixou a equipe. Já os atacantes Tito e Lucas Grafite foram
oficialmente dispensados. Com isso, são os únicos desfalques para o
confronto de logo mais.
A única chegada até aqui foi a do zagueiro Mayron, que estava no Murici. A questão é que ele não pode entrar em campo pela Copa Alagoas, devido ao regulamento. Desta forma, Parreira terá que modificar a zaga. Os mais cotados para iniciar são Diego Silva e Caio. Murilo, que jogou algumas vezes como titular, fica como opção.
Com o elenco relativamente limitado, há uma briga de posição no ataque, entre Érico Júnior e Índio. O CSE deve enfrentar o CSA com: Pedro Campanelli; Talles, Caio (Murilo), Diego Silva e Gilmar; Claudevan, Trindade e Luiz Fernando; Edinho, Érico Júnior (Índio) e Ibson Melo.
O Azulão vive seu momento mais estável na temporada. Acumulando resultados relativamente bons, a confiança subiu, algo que traz esperança para que haja a conquista da vaga na Copa do Brasil.
Tal como o adversário de logo mais, o CSA só poderá utilizar jogadores que estavam inscritos no Campeonato Alagoano. Assim, o novo reforço, Carlos Thomazella, não poderá entrar em campo. Contudo, a posição de goleiro não é unanimidade, já que há uma disputa entre Fernando Castro e Yuri Sena. Deivity segue fora, lesionado, enquanto Pedro Filho fica no banco.
Quem também ainda segue no Departamento Médico é Alisson Farias. Isso dá o indicativo de que o técnico Cristian de Souza pode voltar a escolher um time utilizando três zagueiros, com Wellington Carvalho, Almir Luan e Eduardo Biazus. A principal dúvida é referente a Juninho Valoura, com lesão muscular. Como há uma chance alta de ele ficar de fora, Pedro Favela deve ser o titular.
Mantendo a base da partida anterior, o CSA deve entrar em campo com: Yuri Sena (Fernando Castro); Eduardo Biazus, Almir Luan e Wellington Carvalho; Lucas Marques, Marlon, Erik, Pedro Favela e Gustavo Xuxa; Marquinhos e Tiago Marques.