Uma mulher foi presa suspeita de agredir a própria avó idosa no bairro Fernão Velho, em Maceió, nesse sábado (13). A ocorrência foi registrada pelo 4º Batalhão de Policiamento, próximo à Escola Maria Amália.
De
acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi ao local após uma
denúncia anônima e a vítima confirmou as agressões aos policiais que
estiveram na ocorrência.
A neta foi autuada em flagrante por maus-tratos contra o idoso.
Canais de denúncias
Caso uma pessoa idosa seja vítima de violência, ela própria ou quem tiver conhecimento das violações, pode telefonar para o Disque 100. O usuário não precisa se identificar. O serviço de atendimento - coordenado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humano - é gratuito, sigiloso e opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.
O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) ainda tem canais de denúncias no site da Ouvidoria, aplicativo para smartphones Direitos Humanos, aplicativo Telegram (basta digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp no número (61) 99611-0100.
O canal também possui atendimento em Língua
Brasileira de Sinais (Libras). As denúncias são anônimas e, após
registro, são encaminhadas aos órgãos competentes para apuração.
Os cidadãos podem buscar ajuda, orientação e denunciar em outros locais, a exemplo das unidades básicas de saúde (UBS) e delegacias de polícia. Para situações de risco iminente de violência, ligue para o telefone 190 da Polícia Militar.