O nível do Rio Guaíba, que atingiu um marco histórico na última semana no Rio Grande do Sul, baixou 15 cm em um dia, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agência Nacional de Águas (ANA). Nesta quarta-feira (8/5), a marca atingiu 5m12cm.
De acordo com os órgãos, esse é o nível mais baixo do Guaíba desde o último sábado (4/5), quando ultrapassou 5 metros. A cota de inundação é de 3 m.
O estado do Rio Grande do Sul vive uma tragédia climática desde o fim de abril. Segundo dados da Defesa Civil divulgados na noite de terça (7/5), 401 dos 497 municípios do estado — o equivalente a 80% das cidades gaúchas — foram afetados de alguma forma pelas chuvas. Desses, 336 estão em calamidade pública, sendo que 83% da população do estado (de 10,8 milhões de pessoas) vive nessas localidades.
Nível histórico
Guaíba atingiu o maior nível histórico desde 1941, subindo até 5,33m, invadindo as ruas e rodovias do Rio Grande do Sul, no último domingo (5/5).
O coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico do SGB, Artur Matos, informou que o nível “pode permanecer acima dos 4 metros até em torno de sábado (11/5)” e que “ainda existe previsão de chuva na região e, caso elas ocorram de modo mais intenso, pode haver um atraso no processo de descida”.