De acordo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh, a preocupação atual ocorre, principalmente, no Rio São Miguel, na cidade que leva o mesmo nome.
No Rio São Miguel, por exemplo, o órgão detectou que há uma elevação lenta e contínua, com cota atual de 329 cm. Com isso, já havia possibilidade de início de transbordamento durante a madrugada, em razão do escoamento das águas em montante, assim como a continuidade das chuvas na região da bacia.
Já na Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, houve uma elevação lenta de 221 cm, na noite dessa terça, com tendência de estabilização sem atingir a cota de transbordamento, que é de 270 cm. A mesma lagoa, no município do Pilar, já apresentava, na noite de terça, tendência de estabilização.
O monitoramento da Sala de Alerta da Semarh abrange ainda o Rio Coruripe, que permanece com tendência de elevação do seu nível em razão do escoamento das águas.
Ainda de acordo com o órgão, outros rios que permanecem com tendência de elevação no interior são Piauí (que abrange Penedo e Feliz Deserto), Jequiá e Canduípe, com pontos de transbordamentos já registrados em Jequiá da Praia e Feliz Deserto.
Em Maceió, o monitoramento foca os riachos Jacarecica e Silva, que também permanecem com tendência de elevação nos níveis, em razão do escoamento das águas a montante e continuidade das chuvas na região. Com isso, neles há possibilidade de transbordamento.
Segundo a Defesa Civil do Estado, a região Sul de Alagoas foi a mais afetada pelas chuvas que caíram na segunda e nesta terça, com destaque para Coruripe e Jequiá da Praia. Nesta última cidade, por exemplo, houve um acumulado de chuva de quase 200 mm em 24h. Jequiá registrou também queda de barreira e 44 pessoas ficaram desalojadas e desabrigadas.
Em Coruripe, as fortes chuvas causaram o desabamento de uma casa, em uma região conhecida como "Beira do Rio", localizada no Povoado Barreiras. A cidade tinha nove desabrigados até a noite de ontem.
O município de Penedo, em Alagoas, registrou, entre a segunda (6) e a terça-feira (7), 188,2 milímetros de chuvas, o que representa metade do volume esperado para todo o mês de maio.