Apenas nessa quarta-feira (8), último dia da regularização do título de eleitor, mais de 1.800 pessoas foram atendidas na Central de Atendimento do Fórum Eleitoral, no ônibus itinerante e nas Centrais Já do Maceió Shopping e do bairro Benedito Bentes.
O cidadão que não se regularizou e está com o título cancelado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) pode solicitar uma certidão circunstanciada nos cartórios eleitorais e evitar a perda de direitos.
A certidão circunstanciada é um documento que atesta a impossibilidade do eleitor de regularizar sua situação devido ao fechamento do cadastro, que aconteceu 150 dias antes do primeiro turno da eleição municipal.
Sem regularização com a Justiça Eleitoral, a pessoa pode ficar impedido de emitir passaporte, ingressar em universidades ou em cargos públicos e até de solicitar empréstimos em bancos públicos.
O coordenador do Atendimento ao Eleitor de Maceió, Yuri Souza, falou sobre o aumento dos servidores para atender o público, que deixou a regularização para o último dia.
"Os eleitores alagoanos deixaram para procurar os serviços da Justiça Eleitoral na reta final do atendimento, o que gerou filas e muita espera. Nós aumentamos bastante a quantidade de servidores e melhoramos a estrutura física para recepcionar todas as pessoas e, certamente, podemos comemorar o número de atendimentos para um único dia”, disse.