A faixa leste alagoana, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, tem risco moderado de eventos hidrológicos ao longo deste domingo (19), conforme relatório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O documento revela a possibilidade destes eventos devido à previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, podendo desencadear alagamentos em áreas urbanas com sistema de drenagem deficiente, inundações de córregos e rios, e no caso de pancadas mais intensas, enxurradas em áreas com maiores declividades.
Também é moderada a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (deslizamentos de barreiras, por exemplo) na mesma região. E isto pode acontecer pelos acumulados de chuvas nas últimas 48 horas no Leste Alagoano.
Neste cenário, de acordo com o Cemaden, há possibilidade de ocorrer deslizamentos de terra pontuais, especialmente deslizamentos em encostas urbanas, assim como “quedas de barreira” à margem de estradas e rodovias.
A faixa litorânea está sob alerta de perigo de acumulado de chuvas até a manhã deste domingo, expedido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso dá conta de que, aqui, pode chover entre 30 a 60 milímetros por hora ou uma média de até 100 milímetros por dia. O risco é de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.