82 8123-9972

NO AR

Rádio Lobo Web

radiolobo.com.br

Brasil

Hospital da Cidade: com sete meses de funcionamento, saiba como utilizar os serviços do primeiro hospital público do município de Maceió

Publicada em 26/05/24 às 11:10h - 9 visualizações

por Rádio Lobo Web com Leonardo Leão e Lucas Roberto*


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Lobo Web com Reprodução)

Com sete meses de funcionamento, o Hospital da Cidade (HC) é um equipamento público que provocou elogios e críticas desde o anúncio de sua compra pela Prefeitura de Maceió, em 2023, com recursos na ordem de R$ 266 milhões, oriundos do acordo firmado entre o Município e a mineradora Braskem. Mas polêmicas à parte, até hoje a população ainda tem dúvidas sobre como utilizar os serviços do primeiro hospital público do município de Maceió.

Em razão disso, o Cada Minuto buscou informações com a Assessoria de Imprensa do Hospital da Cidade para esclarecer à população alagoana quais serviços estão funcionando atualmente e como ter acesso a eles. 

O Hospital da Cidade é totalmente público e de acesso gratuito. Veja a seguir os detalhes de como ser atendido e quais exames, consultas e cirurgias são realizados. 

Como ser atendido

O HC tem foco em pacientes de média e alta complexidade. Ele tem fluxo de atendimento chamado “regulado”, isso quer dizer que os pacientes devem ser encaminhados por outros hospitais ou Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizarem exames, consultas, cirurgias ou serem internados. 

O cidadão comum que precisa de médico para consultas de rotina, deve procurar uma UBS. Diante de cada caso, o médico responsável dará uma requisição que poderá ser utilizada para marcação de exames através do sistema de agendamento chamado “PRONTO”. Por essa plataforma, o cidadão poderá agendar seu exame no HC, lembrando que é preciso um encaminhamento médico para isso. A a própria UBS ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também pode realizar o agendamento no sistema.

Os cidadãos têm acesso ao PRONTO por meio do número 82 3312-5492. Este número também funciona através do aplicativo WhatsApp. 

Em relação à urgência e emergência funcionará da mesma forma: o paciente deverá ser encaminhado das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Geral para o Hospital da Cidade. Sendo assim, se o cidadão precisar de atendimento urgente ou emergente, deve se direcionar para as UPAs e, assim, o próprio hospital analisará o caso e encaminhará para o HC. 

Internações, consultas e exames

Hoje o HC conta com 126 leitos ativos para internação. Os leitos são divididos para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulta, UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). As consultas funcionam apenas como pré e pós-operatórias para as cirurgias abaixo que também são realizadas no próprio hospital:

Cirurgias eletivas

Cateterismo

Angioplastia

Cirurgia Geral

Cirurgia Cardíaca

Cirurgia Urológica

 

Confira também os exames realizados no HC:

Tomografia

Ultrassonografia

Holter

Mapa

Ecocardiograma

Teste ergométrico

Endoscopia digestiva 

Colonoscopia 

 

Maternidade

Ainda conforme a assessoria do HC, a maternidade da unidade de saúde funcionará a partir do mês de junho deste ano, tendo público-alvo gestantes de alto risco. Serão três leitos pré-parto, parto e pós-parto; 9 leitos de observação; 20 leitos obstetrícios e 10 leitos de UTI neonatal.

Uma observação importante é que todas as mulheres grávidas deverão ser encaminhadas de outros hospitais e maternidades para o HC, caso estejam dentro do perfil. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
O que você está achando do Site e da Rádio Lôbo Web?

 Adorei.
 Bom
 Ótimo, excelente!
 Ruim.







.

LIGUE E PARTICIPE

82 8123-9972

Visitas: 105065
Usuários Online: 3431
Copyright (c) 2025 - Rádio Lobo Web
Converse conosco pelo Whatsapp!