A ocorrência de chuvas previstas para os próximos dias pode causar diversos prejuízos nos municípios de Alagoas. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o cenário de risco hidrológico moderado deverá ocorrer no Leste alagoano.
“Onde há previsão de chuvas ao longo do dia e não se descarta a possibilidade de pancadas de forte intensidade, estas condições podem favorecer a ocorrência de enxurradas em locais com maiores declividades, inundações bruscas de pequenos córregos e alagamentos urbanos em áreas com drenagem deficiente”.
A mesma condição ocorre nos Estados de Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Maceió e outras 46 cidades do estado estão em alerta de chuvas até a sexta-feira (7). A previsão é de chuvas com volume entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h).
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (Cedec-AL) também emitiu um alerta meteorológico para Litoral e Zona da Mata desta terça-feira (4) até a quinta-feira (6).
“Há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada no Estado de Alagoas. Atenção especial para as regiões do Litoral (incluindo a Região Metropolitana de Maceió) e Zona da Mata”, traz o comunicado.