A Defesa Civil de Alagoas segue monitorando a situação dos rios e lagoas do Estado devido às chuvas. Nesse sábado (15), o Rio Jacuípe, na cidade de mesmo nome, teve alguns pontos onde a água subiu, deixando a região em alerta e obrigando algumas famílias a deixarem suas casas. O Rio Mundaú também está em alerta, com alguns pontos em risco de transbordamento.
Quem informou sobre o risco foi o capitão Douglas, chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil Estadual. Ele conta que alguns trechos do Mundaú, especialmente na cidade de Rio Largo, estão mostrando elevação, o que justifica o monitoramento.
Segundo Douglas, o rio transborda se a água subir aproximadamente 8,30 metros e, nesse sábado, 15, o nível estava em quase 6 metros.
Ele reforçou ainda que, com a parada da chuva, a elevação pode diminuir. “Mas, continuamos o monitoramento, visto que há, sim, risco de o rio transbordar caso as chuvas persistam”, destacou.
O Rio Paraíba do Meio, que banha os Estados de Pernambuco e Alagoas, também está sendo monitorado, mas, conforme o capitão Douglas, ainda não há risco de inundação, uma vez que a água está cerca de 40/50% na sua calha.
Sobre o Rio Jacuípe, Douglas reforça que, com a persistência das chuvas, ele pode transbordar nas próximas horas ou dias.
Informou ainda que as famílias retiradas de suas casas foram para residências de parentes e amigos e, no momento, não estão autorizadas a voltarem para suas casas.
Por fim, destacou que outros pontos do Rio Jacuípe estão sendo monitorados, já que o ponto que ainda não elevou tem um número maior de casas, o que gera maior preocupação, caso ele transborde.
Além da cidade de Jacuípe, o rio passa pelos municípios de Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino e Campestre.