Nesse domingo (16), áudios e fotos foram divulgados sobre uma fuga em massa no sistema prisional de segurança máxima de Alagoas, porém, o Estado desmentiu a notícia, classificando-a como fake news. Além disso, informou que um procedimento administrativo foi instaurado para investigar os responsáveis pelas publicações falsas.
A informação foi fornecida pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que, por meio de nota, negou qualquer instabilidade no sistema prisional alagoano, "bem como a notícia fantasiosa de fuga em massa em unidade prisional no fim de semana".
A secretaria esclareceu ainda que, nesse domingo (16), houve tentativa de entrada de material ilícito para um detento da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas (PenSM), porém, o apenado já foi identificado e os procedimentos cabíveis foram realizados.
Para lidar com a ocorrência de fake news, a secretaria abriu procedimento administrativo para identificar os envolvidos e informou que irá investigar a publicação delas.
"De forma irresponsável, houve tentativa de causar instabilidade no sistema prisional alagoano, que possui uma das melhores polícias penais do país, responsável pela manutenção da ordem e disciplina no Complexo Prisional", finalizou.