A Polícia Federal (PF) prendeu o influenciador Gabriel Saletti Pinotti, acusado de aplicar golpes de falsos investimentos que somam R$ 15 milhões, no interior paulista.
O influenciador foi alvo de prisão temporária na Operação Take Profit, deflagrada pela PF na terça-feira (18/6). Segundo a investigação, o esquema teria durado quatro anos e feito cerca de 200 vítimas.
Os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão em Matão e Ribeirão Preto, ambas no interior de São Paulo, para recolher equipamentos eletrônicos do investigado.
As vítimas afirmam que Gabriel se apresentava como professor de investimentos e “trader” – tipo de operador do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com a compra e venda de ativos.
Há suspeita de que o dinheiro foi usado para arcar com veículos de luxo, imóveis e viagens internacionais. O investigado pode responder por crime financeiro, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e outros delitos.
Procurada, a defesa do influenciador afirmou que ainda não teve acesso ao inquérito e não vai se pronunciar por enquanto.
Calote
O inquérito foi instaurado após denúncia do advogado Kaique Calixto, que representa 20 vítimas do influencer. O grupo, formado pelos principais credores do influencer, teria sido lesado em R$ 11 milhões.
Ao Metrópoles, o advogado relata que Gabriel começou a oferecer aulas e cursos sobre investimentos financeiros durante a pandemia de Covid-19. “Após ganhar a confiança das pessoas, ele oferecia serviço de gestão de patrimônio”, diz.
Veja a matéria completa em: Metrópoles