Os indícios de que pode haver disputa eleitoral violenta em alguns municípios alagoanos causam preocupação nos órgãos de segurança pública, que devem acionar um plano especial para evitar que conflitos se alastrem pelo interior do estado.
O assassinato do blogueiro Adriano Farias, de 32 anos, no município de Junqueiro, somado a outros fatos ocorridos recentemente, dá um sinal de que se as autoridades não se apressarem novos e violentos episódios irão acontecer nesta pré-campanha eleitoral.
Atenta
Muito embora a Secretaria de Segurança Pública esteja atenta, assim como o Tribunal Regional Eleitoral, que tem realizado sucessivas reuniões com os órgãos de segurança, a violência está batendo à porta de muitos municípios onde a rivalidade política se acentua em tempos de eleições.
Identificados
Mesmo que os sinais indiquem quais alguns municípestão em pé de guerra na disputa pelo poder nas eleições de outubro, todos os demais merecem uma vigilância especial, principalmente se forem acionadas as lideranças locais para evitar derramamento de sangue.
Histórico
Como existe uma história de violência no estado, datada de décadas atrás, nada melhor prevenir do que remediar. Alguns problemas já foram até noticiados e o momento é de colocar em prática esquemas de emergência para evitar que a situação se alastre e fique incontrolável.
Prevenção
Como é um assunto bastante delicado, o governador Paulo Dantas tem se esforçado junto aos seus auxiliares para que medidas de prevenção sejam tomadas. E os municípios mais problemáticos já estariam sendo monitorados pelas autoridades.
Alto lá
As tensões políticas no interior estão crescendo e os alertas já foram dados sobre os problemas que têm acontecido em alguns municípios. Recentemente, um vereador foi agredido a tapas em plena sessão da Câmara.