Alagoas já registrou 10 casos de doença meningocócica entre janeiro e esta última sexta-feira (12), tendo 10 evoluído para óbito. Os dados foram atualizados no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O levantamento do órgão mostra que, do total de casos confirmados, oito são do tipo B e dois não foram identificados.
O caso mais recente em Alagoas foi de uma criança de um ano, que morreu na quinta (11), após dar entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ela apresentava manchas na pele, febre e crise convulsiva, que são sintomas da doença meningocócica.
VACINAÇÃO
A vacinação, de acordo com a Sesau, é o meio mais eficaz de combate à doença meningocócica. Em Alagoas, o imunizante é disponibilizado nos 102 municípios alagoanos, por meio dos postos, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Conforme o Esquema Vacinal do Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, a vacina é destinada para crianças de 3 e 5 meses, com reforço ao completar um ano. A BCG, que é destinada a conferir proteção contra a meningite tuberculosa, é ofertada em dose única e deve ser aplicada nos recém-nascidos.