Ao menos cinco pessoas morreram na última segunda-feira (29) após tiroteios ocorridos em diversos bairros de Salvador (BA).
De acordo com a Polícia Civil, um homem foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu no bairro Macaúbas. Informações preliminares apontam que Paulo Sérgio do Nascimento Barbosa, 51 anos, estava estacionando o carro quando foi abordado por um grupo de homens.
Outra denúncia de disparos foi registrada no bairro do Garcia. Segundo a Polícia Militar, um homem foi encontrado morto e não há informações sobre quem cometeu o crime.
Outro homem foi encontrado caído com ferimentos provocados por arma de fogo em Vista Alegre. A vítima foi socorrida para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Também não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.
No período da noite, policiais militares que faziam uma ação no bairro da Paz afirmaram que foram recebidos a tiros por criminosos e revidaram.
Após o confronto, um suspeito ficou ferido e foi levado para o hospital Menandro de Farias, onde morreu. Com ele, diz a PM, foram encontradas uma pistola, dez munições, 27 porções de cocaína, 65 poções de maconha, um aparelho celular e R$ 50 em espécie.
Em outra ação policial, no bairro da Liberdade, também houve confronto com criminosos. De acordo com a corporação, um suspeito ferido foi socorrido ao hospital geral Ernesto Simões Filho, mas morreu.
A Polícia Civil diz que está investigando os casos. Já a PM afirma que o policiamento foi reforçado nas regiões.
Mortes por intervenção policial
A Bahia lidera o ranking de mortes devido a intervenções policiais em 2024, com 1.699 óbitos em 2023.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o Brasil registrou 6.393 mortes por intervenção de agentes de segurança, até a divulgação dos dados. Ou seja, um em quatro casos em todo o país ocorrem pelas mãos da polícia baiana.
A Bahia tem cinco das dez cidades em que os agentes mais mataram, sendo da cidade de Jequié, que fica a 367 quilômetros de Salvador, a primeira colocação, seguida de Eunápolis (4º), Simões Filho (7º), Salvador (8º) e Luís Eduardo Magalhães (10º).
Veja o vídeo em Cnnbrasil