Até a manhã desta sexta-feira (16), quatro municípios de Alagoas só tinham um candidato a prefeito na disputa das eleições deste ano. Terminou nessa quinta (15) o prazo para que partidos, federações e coligações solicitem à Justiça Eleitoral o registro de candidaturas em todo o País.
Uma rápida pesquisa na plataforma Divulgacand (do Tribunal Superior Eleitoral) é suficiente para verificar que o cenário com candidato único no pleito majoritário acontece nos municípios de Branquinha, Cacimbinhas, Jaramataia e Mar Vermelho.
Em Branquinha, o atual prefeito aparece sozinho na disputa à reeleição. Ele é do MDB e o seu partido montou uma chapa contando com o PSB e a Federação Brasil da Esperança (PV, PT e PCdoB).
A situação se repete em Cacimbinhas. Lá, o ex-vice-prefeito e advogado Wladimir Araújo Wanderley, o Vaval Wanderley, é candidato único, pelo menos por enquanto. Ele é primo do atual prefeito do município, Hugo Wanderley (MDB), que é presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Em Jaramataia, o atual prefeito Ricardo Paranhos é candidato à reeleição e, na plataforma Divulgacand, está sem adversário. Ele é do MDB e fez coligação com o PSD para as eleições deste ano.
Por fim, em Mar Vermelho, o empresário André Almeida, atual prefeito do município, está torcendo para seguir sozinho na disputa. O candidato à reeleição é filiado ao MDB.
Como o prazo para o pedido de registro foi encerrado na noite dessa quinta, há perspectiva de que o banco de dados de candidaturas e de prestação de contas da Justiça Eleitoral continue sendo atualizado e as informações dos demais candidatos nestes municípios sejam cadastrados de forma gradativa.
Se não tiver adversário, o candidato registrado vai à disputa sozinho e deverá ser aclamado nas urnas.