O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como Enem dos Concursos, será aplicado neste domingo (18/8) para 2,1 milhões de pessoas em 228 municípios distribuídos por todo o Brasil. No total, são 6.640 vagas em disputa para órgãos da administração pública federal.
Nesta reportagem, o Metrópoles listou tudo o que você precisa saber sobre a primeira edição do maior processo seletivo para o serviço público da história do país.
Inicialmente, as provas seriam aplicadas em 5 de maio, mas o governo federal decidiu remarcar o Concurso Nacional Unificado devido aos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul.
Vinte dias depois do adiamento do CNU, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou a nova data de aplicação das provas: 18 de agosto. E, após quase dois meses, chegou a vez de o governo publicar o edital retificado do concurso.
CNU, o “Enem dos Concursos”
O Concurso Nacional Unificado trata-se de um modelo de realização conjunta de concursos públicos, aos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta.
A aplicação do CNU será dividida em dois momentos na mesma data:
De acordo com o MGI, o objetivo da proposta é “promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame”.
Número de vagas
Serão ofertadas 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Mais de 2,1 milhões de pessoas estão inscritas no concurso.
O CNU é dividido nos seguintes oito blocos temáticos:
Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas (744 vagas)
Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (580 vagas)
Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (538 vagas)
Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (971 vagas)
Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1.008 vagas)
Bloco 6 – Trabalho e Previdência (370 vagas)
Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação (1.737 vagas)
Bloco 8 – Nível Intermediário (692 vagas)
O Bloco 8 tem o maior número de inscritos, com mais de 694 mil, além de apresentar a maior taxa de candidatos por vaga: 1.003,7, segundo dados divulgados pelo MGI.
Aplicação das provas
O Concurso Unificado terá 3.647 locais de aplicação e 72.041 salas. O exame será aplicado em dois turnos neste domingo: matutino e vespertino (confira mais detalhes abaixo). O governo vai aplicar as mesmas provas do CNU recolhidas após a tragédia socioambiental no RS.
Manhã
A prova deverá ser feita entre as 9h e as 11h30. Confira os tipos de questões:
Blocos 1 a 7 (ensino superior): 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico
Bloco 8 (ensino médio): 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e redação
Tarde
A prova deverá ser concluída entre as 14h30 e as 18h. Confira os tipos de questões:
Blocos 1 a 7 (ensino superior): 50 questões objetivas de conhecimentos específicos, com provas diferentes para cada bloco temático
Bloco 8 (ensino médio): 40 questões objetivas
Caderno de provas e folha de respostas
O MGI manteve a decisão de não permitir que os candidatos fiquem com os cadernos de provas após a aplicação, em ambos os turnos, visando à segurança do CNU. Além disso, é proibido fazer qualquer tipo de anotação do gabarito na folha de papel do cartão de inscrição.
No dia da prova, cada pessoa receberá um rascunho, que poderá ser usado para anotar as respostas das questões nos dois períodos de aplicação das provas. Contudo, apenas será possível sair com o espelho do cartão de resposta nos trinta minutos finais do exame.
O que pode e o que não pode levar
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos estabeleceu uma série de medidas para garantir segurança na primeira edição do “Enem dos Concursos”.
Documentos
Aceitos:
Não aceitos:
Itens
O que pode levar:
Não pode:
Eliminação no CNU
Os candidatos podem ser eliminados caso estejam com aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como:
Leia a matéria completa em Metrópoles.com