Os técnicos do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) finalizaram, nesta sexta-feira (13), as inspeções hospitais que atuam como porta de entrada para pacientes com suspeita de meningite. Em 2024, Alagoas já registrou oito mortes pela doença.
As visitas começaram na segunda (9) e aconteceram nas cidades de Maceió, Satuba, Flexeiras e Jequiá da Praia.
Entre janeiro e agosto deste ano, o estado registrou 15 casos de meningite, sendo 12 do Tipo B. De agosto de 2022 a agosto de 2024, 54 diagnósticos foram contabilizados em Alagoas: 48 em Maceió (41 do tipo B). Foram confirmadas 23 mortes em dois anos.
O secretário de Estado de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, agradeceu o apoio do Ministério da Saúde. "Tivemos a garantia de que o Governo Federal iria nos ajudar no enfrentamento da meningite em Alagoas. Como resultado, durante toda esta semana, os técnicos do Ministério da Saúde e da Sesau dedicaram, exclusivamente, a aperfeiçoar o fluxo de assistência aos alagoanos com sintomas de meningite e iremos continuar prestando assistência técnica aos municípios e capacitando os profissionais de saúde que atuam no diagnóstico e assistência".