O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclareceu, nesta quarta-feira (18), que as pessoas que ainda não realizaram o recadastramento biométrico - coleta das impressões digitais - vão poder votar nas eleições municipais, acontecerão no dia 6 de outubro.
No dia do pleito, o cidadão poderá apresentar um documento de identificação com foto, sendo eles: carteira de identidade, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação ou documento equivalente.
A medida foi tomada, de acordo com o TRE/AL, para que todos consigam participar do processo eleitoral e fiquem em dia com a justiça eleitoral.
O
primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de
outubro. Nas cidades onde houver 2° turno, o pleito ocorrerá em 27 de
outubro, das 8h as 17h (horário de Brasília). Em todo o País, mais de
155 milhões de pessoas estão aptas a votar para os cargos de prefeito,
vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios.
O TRE/AL destacou que o uso da biometria tem como objetivo trazer mais segurança e agilidade, reduzindo as filas nos colégios eleitorais. O cadastro é gratuito e iniciou em 2008, somando, até o momento, 85% da população com título.
Este ano, o processo de cadastramento foi encerrado em 8 de maio e será retomado em novembro, juntamente com outros serviços oferecidos pelo cartório eleitoral, como transferência, alistamento e regularização do título.
Quem tem o cadastro poderá apresentar o e-título como identificação na hora da votação. A justiça recomenda que as pessoas baixem o aplicativo com antecedência.