Alagoas recebeu cerca de 43,7 mil doses da vacina contra a dengue, mas apenas 26,8 mil foram aplicadas, com pouco mais de 1,4 mil pessoas retornando para o reforço. Apenas 5% dos adolescentes (10 a 14 anos) foram totalmente imunizados. O levantamento foi divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (24).
Segundo o MS, a vacinação é crucial para combater a dengue, que teve aumento significativo em 2024. O público-alvo deve receber duas doses do imunizante, com um intervalo de três meses. A vacina ainda não está disponível para idosos, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os dados preliminares do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) apontam que, no Brasil, foram registradas 2,2 milhões de primeiras doses aplicadas, mas apenas 636 mil segundas doses, o que revela que menos da metade dos vacinados retornou para a dose adicional.
O Ministério da Saúde ressaltou ainda que, embora a vacina ajude a conter a doença, ela não é a solução mais eficaz no enfrentamento da dengue, especialmente devido à capacidade de produção limitada do laboratório fornecedor, que não consegue atender à demanda do país.
Por isso, a recomendação para que as pessoas façam uso de telas e repelentes, eliminem criadouros e vedem reservatórios, assim como realizem a limpeza de calhas.
A participação na fiscalização das ações do SUS, como ressaltou o MS, são fundamentais para garantir um ambiente mais seguro e saudável e evitar a proliferação da doença.