Ao
contrário da maioria das cidades alagoanas, onde as eleições estão sendo
marcadas por pouca emoção, três municípios do estado – Quebrangulo,
Poço das Trincheiras e Piaçabuçu – vivem uma verdadeira batalha
eleitoral com três candidatos competitivos em cada local.
Enquanto em grande parte dos municípios a reeleição dos prefeitos ou a escolha de seus sucessores parece ser tranquila, esses três municípios oferecem um cenário de acirrada disputa. Em Quebrangulo, por exemplo, o atual prefeito Marcelo Lima apoia seu vice, Emanuel Cardoso, que enfrenta a forte concorrência de Eduardo Tenório, presidente da Câmara de Vereadores, e do ex-prefeito Manuel Tenório.
Em Poço das Trincheiras, o atual prefeito Valmiro Costa disputa contra Caio Rodrigues, filho do ex-prefeito Gildo Rodrigues, e Marcelo Melo, cunhado do deputado federal Isnaldo Bulhões e marido da prefeita de Santana do Ipanema, Cristiane Bulhões.
Já em Piaçabuçu, Rimes Blesa, apoiado pelo atual prefeito Dalma Beltrão, concorre contra Cairo Castro, ex-presidente da Câmara de Vereadores, e Antonino Cardoso, líder cooperativista e diretor da Copaíba e Unicafes. Nessas três cidades, o poder ainda traz certa vantagem aos candidatos da situação, mas a divisão da oposição faz com que o desfecho das eleições seja imprevisível até o último minuto.
Essas disputas triplas tornam as eleições locais um cenário interessante em meio à calmaria eleitoral que predomina no estado. A decisão final, no entanto, está marcada para o dia 6 de outubro, quando as urnas revelarão o destino desses municípios.