82 8123-9972

NO AR

Rádio Lobo Web

radiolobo.com.br

Brasil

Hospital de Emergência do Agreste realiza captação de rins para transplante

Procedimento ocorreu na noite de sábado (28), no maior hospital do interior de Alagoas

Publicada em 30/09/24 às 09:56h - 9 visualizações

por Rádio Lobo Web com Por 7segundos/Assessoria


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Corredor humano fez homenagem ao paciente que doou os rins para transplante - Foto: Ascom)

O Hospital de Emergência do Agreste do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou, na noite deste sábado (28), mais uma captação de órgãos para transplante em Alagoas. O caso aconteceu após o diagnóstico de morte cerebral em um paciente de 51 anos, e depois que a família disse “sim” para o transplante.

Durante o procedimento foram captados os rins do doador, que irão fazer a diferença na vida de duas pessoas que encontram-se na fila de espera por transplantes de órgãos. O procedimento aconteceu faltando dois dias para o fim da Campanha Setembro Verde, mês em alusão à conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

Diante de todos os esforços e campanhas realizadas pelo Governo Paulo Dantas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e através da Central de Transplantes de Alagoas, a maior instituição hospitalar do interior de Alagoas comemora mais um “sim” para a solidariedade. A captação ocorreu depois que o paciente de 51 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, teve a morte cerebral confirmada, após a sequência de exames exigidos pelo protocolo do Ministério da Saúde (MS).

Os integrantes da equipe multidisciplinar da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEA seguiram todos os protocolos e os familiares do paciente confirmaram a doação dos rins. “Mesmo neste momento de sofrimento pela perda de um ente querido, os familiares entenderam a importância da doação dos órgãos e se sensibilizaram com outras pessoas que estão na lista de transplante, aguardando a oportunidade para ter, de novo, qualidade de vida. É uma decisão de solidariedade e amor ao próximo”, afirmou o enfermeiro Andervan Leão, coordenador da CIHDOTT do HEA.

Os momentos que antecederam a captação foram marcados por muita emoção. No trajeto para o centro cirúrgico, o paciente doador passou por um corredor humano formado por familiares e profissionais do hospital. Os aplausos reverberam através dos corredores da instituição, numa homenagem que vai fazer parte da história de vida dele.

“Uma decisão é capaz de mudar a vida de muitas pessoas e ficamos felizes pela decisão da família deste paciente que disse “sim” para a doação. Vai salvar vidas, vai melhorar a qualidade de vida de quem sobrevive na expectativa de ser receptor de órgão. É o resultado de todos os esforços do Governo Paulo Dantas com a Sesau, intensificando e humanizando as campanhas de conscientização, aliadas ao treinamento e qualificação dos profissionais”, afirmou a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.


Primeiro

Em maio deste ano, o HEA realizou o primeiro procedimento de captação de órgãos para transplante da história da instituição. O dia 4 de maio entrou para a história com a captação de um fígado, que fez mudar a história de vida de paciente que estava à espera na fila de transplantes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
O que você está achando do Site e da Rádio Lôbo Web?

 Adorei.
 Bom
 Ótimo, excelente!
 Ruim.







.

LIGUE E PARTICIPE

82 8123-9972

Visitas: 101007
Usuários Online: 380
Copyright (c) 2025 - Rádio Lobo Web
Converse conosco pelo Whatsapp!