O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) divulgou, nesta terça-feira (8), que 22.165 pessoas abriram o processo de 1ª habilitação. Foram emitidas 20.525 permissões para dirigir entre os meses de janeiro e outubro.
Para emitir a CNH, o interessado deve fazer a solicitação de forma on-line e ter o documento de identidade expedido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), além de CPF válido. Os candidatos que tiverem o RG de outro estado devem buscar um dos postos de atendimento de maneira presencial.
Ao preencher os dados, os candidatos precisam informar a categoria pretendida (A, B ou AB), se deseja exercer ou não atividade remunerada, e somente depois de ser aprovado nos exames clínico e psicológico é que a matrícula no Centro de Formação de Condutores (CFC) deve ser feita.
“Os candidatos devem fazer o pagamento das guias emitidas, agendar e realizar os exames clínico e psicológico, e capturar imagem e biometria no local indicado na guia. Estando apto para conduzir, o candidato deverá procurar um CFC credenciado ao Detran, onde vai realizar curso teórico de formação, agendar e realizar prova teórica de legislação de trânsito e realizar o curso prático de direção veicular”, explicou Wilton Costa, chefe de Controle de Condutores do Detran.
Em seguida, ainda de acordo com ele, o usuário deve agendar e realizar o exame prático. Depois da aprovação nessa etapa, o candidato deverá procurar atendimento no Detran para assinar um requerimento, e aí a permissão para dirigir será emitida na categoria que o candidato escolheu, podendo ser A, B, AB ou ACC, e o documento será enviado para o endereço cadastrado.