82 8123-9972

NO AR

Rádio Lobo Web

radiolobo.com.br

Brasil

Diretoria da Fundação Saúde pede demissão após casos de infecção por HIV

MPRJ investiga possíveis irregularidades em contratos da Fundação Saúde com a empresa acusada de negligência em checagem

Publicada em 21/10/24 às 18:52h - 10 visualizações

por Rádio Lobo Web com CNN Brasil


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Polícia Civil realiza segunda fase de operação contra envolvidos na contaminação de transplantes por HIV. PCRJ)

Em um novo capítulo do caso que ganhou repercussão nacional, o governador Cláudio Castro aceitou, na manhã desta segunda-feira (21), a renúncia de toda a diretoria da Fundação Saúde do Rio de Janeiro. A decisão ocorre em meio a investigações sobre as infecções por HIV em transplantes de órgãos no estado.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que a medida visa garantir maior transparência e permitir que as apurações sigam adiante sem interferências. A pasta ressaltou o compromisso em manter a prestação de serviços à população e anunciou que uma nova diretoria será nomeada em breve.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) investiga possíveis irregularidades em contratos da Fundação Saúde com a empresa responsável por assinar os exames de HIV errados, que culminaram na infecção pelo vírus a pacientes transplantados.

O MPRJ identificou que um dos sócios da empresa Patologia Clínica Dr. Saleme LTDA, Matheus Sales Teixeira Vieira, possui vínculo parentesco com o ex-secretário estadual de saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior, o Dr. Luizinho. A promotoria ressalta que o inquérito tem o objetivo de verificar os indícios de irregularidade nos contratos e nos termos de ajuste de contas da Fundação Saúde do Rio com a empresa PCS Saleme.

Relembre o caso

Seis pacientes contraíram o vírus HIV após passarem por transplantes de órgãos no Rio de Janeiro. Segundo as investigações, dois doadores teriam feito exame de sangue no laboratório PCS Lab, localizado Baixada Fluminense, e os resultados deram falso negativo.

O contrato, firmado pela Fundação Saúde do RJ em dezembro de 2023, tinha duração de 12 meses, no valor total determinado foi de R$ 11.479.459,07. O acordo previa que a Patologia Clinica Doutor Saleme Ltda realizasse análises clínicas e de anatomia patológica.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
O que você está achando do Site e da Rádio Lôbo Web?

 Adorei.
 Bom
 Ótimo, excelente!
 Ruim.







.

LIGUE E PARTICIPE

82 8123-9972

Visitas: 105259
Usuários Online: 3620
Copyright (c) 2025 - Rádio Lobo Web
Converse conosco pelo Whatsapp!