A partir desta segunda -feira (4), o novo esquema vacinal para imunização contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil e transmitida pelo poliovírus, estará entrando em vigor, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS). Com isso, as doses da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como vacina da gotinha, serão substituídas pela vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável.
Anteriormente, o esquema vacinal contra a doença previa o uso da vacina injetável nas três primeiras doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida. Já as doses de reforço eram ministradas com a vacina oral, aos 15 meses (4º dose) e aos 4 anos de idade (5º dose). Com a alteração, a partir da próxima semana, a dose de reforço será aplicada somente aos 15 meses e com a vacina injetável.
A assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), enfermeira Rafaela Siqueira, reforçou que apesar da mudança no esquema vacinal, a segurança e efetividade da imunização continua a mesma. “A vacinação é uma das maiores conquistas da humanidade e, no caso da poliomielite, a vacinação é a única forma de prevenção da doença. A população pode ficar tranquila com a mudança, que representa um avanço e segurança clínica para preservar a saúde das nossas crianças”, frisou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que o novo esquema vacinal contra a poliomielite representa mais um passo para a erradicação da doença. “O Brasil e Alagoas seguem na luta contra a poliomielite, agindo com seriedade e amparados em critérios científicos, sempre com o foco na saúde e na segurança da população”, destacou.