Dois trabalhadores de uma empresa de mudanças morreram após a queda de um elevador de serviço em um prédio de luxo no Horto Florestal, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (14). As vítimas, identificadas como Ariston de Jesus Santos, de 61 anos, e Manoel Francisco da Silva, de 54, estavam no elevador no momento do acidente, ocorrido por volta das 10h20. Segundo o Corpo de Bombeiros, o equipamento despencou do sexto andar, uma altura de aproximadamente 25 metros, ficando completamente danificado.
O prédio Splendor Reserva do Horto, onde aconteceu a tragédia, tem 21 andares e fica localizado na rua Waldemar Falcão. Em entrevista a TV Bahia, o major André Moreira, do Corpo de Bombeiros, confirmou que apenas Ariston e Manoel estavam no elevador quando ele caiu. Outros funcionários da mesma equipe, que estavam no local, relataram que o elevador apresentou movimentos bruscos antes do acidente.
ELEVADOR JÁ APRESENTAVA PROBLEMAS
Relatos de moradores indicam que o elevador passava por manutenções regularmente, e que uma ocorrência de queda nunca havia sido registrada anteriormente. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que pessoas tentam abrir a porta do elevador para socorrer as vítimas, mas enfrentam dificuldades devido ao nível de destruição.
Um dos momentos mais comoventes foi a chegada do filho de Ariston, que, ao saber do ocorrido, tentou entrar no prédio, mas inicialmente foi impedido. Somente após se identificar e insistir, ele conseguiu acesso e pôde se aproximar da cena do acidente.
A remoção dos corpos de Ariston e Manoel foi realizada por equipes do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Defesa Civil de Salvador (Codesal), por volta das 13h. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), onde devem passar por necropsia, enquanto a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deve esclarecer as causas do acidente.
NOTA DA EMPRESA
Em nota, a Atlas Schindler, responsável pela manutenção do elevador, lamentou o ocorrido e expressou solidariedade às famílias das vítimas. "A empresa lamenta profundamente a fatalidade ocorrida em um edifício residencial em Salvador e se solidariza com as vítimas e familiares. Informa que está cooperando com as autoridades na investigação das causas do acidente, bem como trabalhando com o condomínio e todas as outras partes envolvidas. Reitera, mais uma vez, as profundas condolências à família das vítimas", disse a nota da empresa.