82 8123-9972

NO AR

Rádio Lobo Web

radiolobo.com.br

Brasil

Ministro Barroso defende regulação da IA para proteger a democracia

Encontro Nacional de Juízes Estaduais abordou tópicos sobre a modernização do sistema judiciário

Publicada em 24/11/24 às 10:20h - 10 visualizações

por Rádio Lobo Web com Terra


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Ministro Luís Roberto Barroso na palestra de abertura do ENAJE 2024. Foto: Divulgação)

O ministro Luís Roberto Barroso, líder do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), discutiu as vantagens e perigos da aplicação da inteligência artificial no âmbito judicial, no VIII Encontro Nacional de Juízes Estaduais (ENAJE), o principal encontro da magistratura estadual do Brasil, realizado de 14 a 16 de novembro, em São Paulo.

O encontro abordou temas importantes para o sistema judiciário, concentrando-se principalmente em desafios do Direito e da Justiça Moderna, democratização do acesso à justiça, simplificação de procedimentos, e o futuro do poder judiciário, levando em conta as tendências de administração do tempo e produtividade, novos modelos de decisão e a formação contínua para enfrentar os desafios que surgem com a utilização da tecnologia.

O ministro Luís Roberto considerou como o constitucionalismo digital, a transformação tecnológica, as plataformas digitais e a Inteligência Artificial afetarão a existência humana.

“Estamos investindo em pesquisas para termos programas de inteligência artificial que vão mudar a vida dos juízes e dos tribunais, que vão fazer um resumo dos processos. O que é importante tem que ser conferido, mas imagina a simplificação de se saber, em 10 minutos, o que consta em 20 volumes", disse o ministro.

"E estamos desenvolvendo, em parceria com o tribunal regional do trabalho da 4ª região, um programa de pesquisa de jurisprudência, que identifica as questões jurídicas em descrição e resgata os precedentes qualificados que tratam daquele tema”, incluiu.

“Mas é imperativa a regulação dessa tecnologia para proteger direitos fundamentais da democracia e ter uma governança adequada, proteger a privacidade das pessoas, para evitar os comportamentos coordenados inaltênticos de amplificação da mentira, para coibir conteúdos ilícitos”, ressaltou.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
O que você está achando do Site e da Rádio Lôbo Web?

 Adorei.
 Bom
 Ótimo, excelente!
 Ruim.







.

LIGUE E PARTICIPE

82 8123-9972

Visitas: 105503
Usuários Online: 3861
Copyright (c) 2025 - Rádio Lobo Web
Converse conosco pelo Whatsapp!