A Prefeitura de União dos Palmares informou que o ônibus que caiu em uma ribanceira e deixou 17 mortos, na Serra da Barriga, neste domingo (24), era terceirizado e estava com todas as vistorias em dia, tendo passado por inspeção há poucos dias.
O veículo foi disponibilizado pela prefeitura para levar pessoas que desejassem assistir às atividades do projeto Pôr do Sol Cultural, previsto para o período da tarde. O acidente aconteceu na estrada que dá acesso ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde aconteceria a programação.
Por meio de nota (veja na íntegra ao final do texto), a administração municipal comunicou que permanece empenhada na prestação de socorro às vítimas, mobilizando todos os esforços possíveis para minimizar os impactos da tragédia. “Por determinação do prefeito Kil de Freitas, todas as circunstâncias do ocorrido estão sendo rigorosamente investigadas, para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas”, diz o texto.
Além disso, a prefeitura informou que está oferecendo apoio assistencial e psicológico às famílias e amigos das vítimas.
A tragédia
O acidente aconteceu no período da tarde, por volta de 14h30, quando o motorista perdeu o controle da direção e o ônibus capotou na ribanceira, descendo por cerca de 20 metros, até parar em uma área de difícil acesso.
Cerca de 40 pessoas estavam no veículo que subia a serra pela estrada de acesso ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que 17 pessoas morreram na tragédia, mas que essa quantidade poderá sofrer alterações nesta segunda (25), quando as operações de resgate serão retomadas.
Nota da Prefeitura de União dos Palmares na íntegra:
A Prefeitura de União dos Palmares permanece empenhada na prestação de socorro às vítimas, mobilizando todos os esforços possíveis para minimizar os impactos desta tragédia. Por determinação do prefeito Kil de Freitas, todas as circunstâncias do ocorrido estão sendo rigorosamente investigadas, para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas.
Informamos que o ônibus envolvido no acidente era terceirizado e estava com todas as vistorias em dia, tendo passado por inspeção recente, realizada poucos dias antes do ocorrido.
Além disso, a Prefeitura reforça que está oferecendo apoio assistencial e psicológico às famílias e amigos das vítimas, disponibilizando toda a estrutura do município para atender às suas necessidades neste momento de dor.
Reafirmamos nosso compromisso em prestar total suporte às famílias e expressamos nossa profunda solidariedade a todos os afetados por esta irreparável perda.