O ônibus que caiu em uma ribanceira na Serra da Barriga, nesse domingo (24), na cidade de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, teria caído em queda livre por cerca de 30 metros, de acordo com o tenente-coronel Jonatham, que também é professor de física.
O militar contou que do ponto de início do fato até onde o ônibus parou dá cerca de 85 metros de inclinação vertical, o que equivale a um prédio de 30 andares. Segundo o oficial, os últimos 30 metros foram de queda livre, o que resultou na morte da maioria das vítimas.
Jonatham afirmou que as pessoas que foram arremessadas do ônibus, enquanto ele estava se arrastando pela vegetação, conseguiram sobreviver e foram as primeiras socorridas. "A gente tem um exemplo clássico das leis de Newton, o princípio da inércia. Sem o cinto de segurança, essas vítimas acabam sendo projetadas, elas acabavam sendo arremessadas do ônibus para fora através da janela, os vidros quebrados, o vão abria e essas vítimas iam sendo projetadas”.
O oficial explicou que as buscas no local foram encerradas, tendo em vista que não há mais relatos de desaparecidos. Jonatham explicou que foram mobilizados 40 militares e 12 viaturas no trabalho.