O ministro Vital do Rego, presidente eleito para 2025 do Tribunal de Contas da União (TCU), será o responsável pela conferência de abertura do Congresso dos Municípios Alagoanos 2025, que terá como tema “Avanços do TCU em auditorias e soluções para desafios climáticos”. Ele desembarca em Maceió nesta terça-feira (3).
O evento ocorrerá nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, no Centro de Convenções Rute Cardoso, em Jaraguá. Serão oferecidas 80 palestras e cursos, organizados em 16 eixos técnicos, com a participação de 2.500 pessoas.
De acordo com o presidente da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos), prefeito Hugo Wanderley, o congresso é considerado a maior escola gratuita para gestores e servidores municipais, focando no conhecimento para aprimorar as gestões.
Está previsto um grande encontro com os prefeitos e prefeitas eleitos para o mandato 2025/2028, além da presença do TCU, MPE (Ministério Público Estadual), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e CGU (Controladoria-Geral da União), oferecendo orientações sobre como alcançar uma administração de qualidade.
A assessora especial da SRI da presidência da República, Elisa Cristina Pellegrini, apresentará como o governo federal tem fortalecido os municípios por meio de parcerias estratégicas.
As secretárias estaduais, Bárbara Braga e Paula Dantas, e o secretário Hugo Leahy também participarão como palestrantes em suas respectivas áreas.
Representando o ministro do Turismo Celso Sabino, a coordenadora de produção associada do departamento de ordenamento, inteligência e desenvolvimento do Mtur (Ministério do Turismo), Ana Oliveira Modesto, virá de Brasília para discutir a nova Lei Geral do Turismo.