A Defesa Civil do estado emitiu um aviso estendendo, até a noite de quarta-feira (15), o alerta de fortes chuvas em Alagoas. Apesar de as chuvas serem comuns nesta época do ano, o volume, em algumas cidades, ultrapassou a previsão para o mês inteiro, como é o caso de Igreja Nova e Cajueiro.
Segundo o capitão Douglas, chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil, o alerta serve para prevenir a população e orientar aqueles que não têm necessidade de sair de casa a permanecerem em suas residências.
Ainda de acordo com a previsão da Defesa Civil, existe o risco de alagamentos por todo o estado, ocasionados por problemas na drenagem urbana dos municípios. No entanto, não há possibilidade de inundação dos rios ou transbordamento das principais bacias: Mundaú, Paraíba e Jacuípe.
O alerta, no entanto, vai além das águas e chama a atenção para as encostas, onde há uma chance real de deslizamentos.
Como forma de precaução, a Defesa Civil atua em todo o estado adotando medidas como a orientação de transeuntes que circulam em áreas de risco e a colocação de lonas nas encostas. De acordo com Douglas, no caso de pessoas em situação de rua, cada município possui uma solução para a proteção desses indivíduos vulneráveis.
Além da chuva, a recomendação para quem precisa sair de casa, seja para o trabalho ou outros compromissos, é evitar locais abertos, assim como permanecer longe de árvores e estruturas metálicas, que podem atrair relâmpagos. O local mais seguro, no entanto, é permanecer dentro do carro até a chegada ao destino.