A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Causada, principalmente, por bactérias ou vírus, a meningite é transmitida, geralmente, de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.
Para reforçar os cuidados contra a doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), faz uma alerta à população sobre os riscos da meningite e orienta sobre a importância dos cuidados com a doença.
A médica infectologista da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis, Mardjane Lemos, destacou que a atualização do cartão vacinal com as vacinas já existentes no SUS, é muito importante.
“É necessário fazer um chamamento à população para que mantenha o calendário vacinal sempre em dia. Estamos com a campanha de multivacinação em andamento e é preciso que pais e responsáveis estejam atentos e nossos profissionais estão sendo constantemente capacitados para identificar a doença desde os seus primeiros sinais, de forma a dar um encaminhamento cada vez mais rápido”, destaca.
Sinais e sintomas
Em relação aos sintomas da meningite, a
infectologista alerta que nem todos os sinais são perceptíveis nas
crianças. Por isso, ao apresentar qualquer um dos sintomas da doença, é
importante levar a criança ao médico para realizar uma avaliação o mais
rápido possível.
“É importante que a população esteja atenta sobre esses três sintomas: febre, vômito e dor de cabeça. No entanto, tem que lembrar também que criança pequena às vezes não apresenta tudo isso. Então, se a criança, menor de dois anos, apresentou febre, vomitou pelo menos uma vez e está muito sonolenta é importante que ela vá para avaliação. Não espere surgir todos os sinais. É preciso levar para o médico avaliar se pode ou não ser uma suspeita de meningite”, orienta.
Lemos ainda ressalta que a meningite não acomete
apenas as crianças, toda e qualquer pessoa pode ser infectada pela
doença. “A doença não acomete uma faixa etária específica, podendo
acometer qualquer idade. A gente tem observado muito em menores de um
ano. Mas, qualquer pessoa pode ser acometida”, complementa.
Em Maceió, estão disponíveis as vacinas Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Pneumocócica, BCG e Pentavalente, que protegem contra os mais variados tipos de meningite.
A aplicação das doses ocorre em todas as salas de vacina das Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira. Os imunizantes para atualização do calendário básico de vacinação também estarão disponíveis nos seguintes pontos fixos:
- Saúde da Gente Mulher e Infantil: funcionamento de domingo a domingo, 7 dias em casa local, segunda a sábado de 8h às 20h e domingo de 8h às 16h;