Nesta segunda-feira (2), o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) divulgou a pesquisa de preços para a compra dos itens infantis para o Dia das Crianças. O levantamento foi feito nos dias 25 e 26 de setembro, com o intuito de orientar os pais para uma compra consciente e segura.
O estudo foi realizado nas principais lojas do centro comercial e shoppings da capital, onde foram analisados o preço de artigos infantis, como bonecas, carros de controle remoto, patinete, massa de modelar, entre outros brinquedos. O valor dos itens varia entre R$2,99 e R$499,99. Em alguns casos, também foram pesquisados aparelhos celulares e até produtos de maior valor.
O diretor presidente do Procon/AL, Daniel Sampaio, falou sobre a importância do consumidor ter acesso à pesquisa. "Nosso principal objetivo é defender e proteger o consumidor contra danos, facilitando a informação sobre os seus direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor", disse.Ele ainda ressaltou que a pesquisa prévia por parte dos pais também é importante para evitar gastos desnecessários, assim como a exigência da nota fiscal para caso o produto apresente algum defeito, o consumidor tenha como reivindicar seus direitos.
Outro aspecto em que os consumidores devem ficar atentos é a faixa etária indicada dos brinquedos para evitar acidentes. As informações da embalagem precisam estar descritas de forma clara e com identificação do fabricante, eventuais riscos à criança e selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).