De acordo com SPDEM, aumenta risco de incêndios em pastagens e florestas, além de riscos à saúde . A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEM) divulgou, na manhã desta terça-feira (03), alerta meteorológico devido a baixa umidade do ar nas regiões do Sertão e Baixo São Francisco alagoanos.
O alerta é válido para esta terça-feira e a condição pode se estender até a próxima sexta (06).
Conforme documento, a umidade relativa do ar está em nível de alerta e, nessas regiões, pode ficar abaixo das 20%, trazendo como riscos o “aumento potencial de risco de incêndios em pastagens e florestas da região, elevação da evaporação, com a consequente diminuição de reservas hídricas, além de riscos à saúde humana, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos”.
Conforme o alerta meteorológico a redução da níveis críticos da unidade do ar está relacionada ao sistema de alta pressão em associação com uma massa de ar seco e quente, que inibe a formação de nebulosidade sobre o estado, favorecendo a elevação de índices elevados de radiação ultravioleta (12+) sobre a região.
Recomendações
Para minimizar os riscos à saúde decorrentes à baixa umidade do ar, as recomendações médicas são para que as pessoas se mantenham hidratadas – ingerindo água mesmo sem a sensação de sede, além de evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h às 17h; além de evitar banhos quentes para evitar ressecamento da pele e, se possível, usar umidificadores de ar em casa e no trabalho.
Fonte 7 segundos