“As doenças renais são condições potencialmente graves, provocadas pela redução da eficiência das funções metabólicas dos rins. São problemas comuns que podem se apresentar de forma crônica ou aguda, causando complicações graves. Os tipos mais comuns são cálculos renais ou pedra nos rins, infecção renal ou pielonefrite, cistos renais, tumor de rim e insuficiência renal ou perda da função renal.”
Em nossa cidade, a população penedense, especialmente os pacientes que sofrem desta problemática vive um verdadeiro drama e uma verdadeira “via crúcis” entre Penedo/ Arapiraca quando não Penedo/ Maceió para submeter a tratamento.
Três vezes por semana, esse pessoal faz hemodiálise, com duração de três horas e meia cada. Esse sofrimento poderia acabar ou diminuir, se esse bendito e tão badalado Centro de Hemodiálises já fosse entregue a população penedense. São quase 150 mil pessoas que fazem hemodiálise no Brasil. “A Doença renal crônica afeta mais de 10 milhões de pessoas no país e cerca de 850 milhões no mundo. E ainda tem gente que fica brincando de fazer saúde neste país.
A pergunta que não quer calar: ” o que é que está faltando mesmo para que este espaço de reabilitação de saúde seja entregue a comunidade? Qual o motivo de tanta demora? Sabem, quantas vidas poderiam ser salvas com esse tratamento sem sair da cidade de Penedo? A população penedense, quer uma resposta já! Ou vão esperar as próximas eleições para chegarem novamente com mi, mi. mi…..?