A criança de 10 anos resgatada após denúncia de rapto e de desaparecimento, em Penedo, estava assustada e não conseguiu dar detalhes sobre o que aconteceu com ela nos últimos dias. Ao ser localizada por policiais militares, na madrugada deste sábado, 7, a menina apenas pediu ajuda e já foi direcionada a uma rede de acolhimento e de atenção à criança vítima de violência do município onde reside. As informações foram passadas pelo 11º Batalhão da Polícia Militar (11º BPM).
A vítima foi encontrada numa estrada de barro conhecida como "Estrada Euclides Idalino", num local onde havia uma ponte que foi destruída pelas chuvas. O trecho ligava a zona urbana de Penedo ao povoado Ponta Mofina, onde o suspeito, o próprio tio da vítima, foi capturado em um segundo momento da operação.
De acordo com o 11º BPM, que fez o resgate da criança, o paradeiro do tio e da sobrinha foi descoberto após apoio da população que fez denúncia. Ao chegar na localidade, a equipe de militares recebeu a orientação de populares sobre a localização da menina. Ela, aparentemente, não estava com lesões físicas no corpo e apenas pediu ajuda.
"Ao se aproximar os populares começaram a gritar que o cidadão estava com a criança, apontando o local onde estariam. Ao chegar lá a criança inicialmente pediu ajuda, sendo resgatada", informou o resumo da ocorrência enviado pelo 11º BPM.
Na sequência, os militares foram atrás do tio da menina e houve resistência dele. "Ao consecutivo a guarnição seguiu em busca do autor que demonstrou portar uma arma, motivo pelo qual foram efetuados disparos de alerta sendo então o indivíduo localizado escondido em baixo da vegetação. Como o local onde ele estava era de muito difícil acesso, foi solicitada a ajuda de um barqueiro para que as guarnição chegasse até o local e efetuasse a detenção e posterior condução até a delegacia", continuou o comunicado.
O homem preso já foi conduzido até a delegacia de
Penedo, onde vai ser ouvido e vai ficar à disposição da Justiça. A
suspeita foi de que a menina foi levada pelo homem, que já responde por
diversos crimes, entre eles, estupro de vulnerável.
Devido à denúncia, a criança vai ser encaminhada ao Instituto Médico Legal para os exames necessários que vão comprovar ou não o crime de estupro. Ele segue recebendo acompanhamento psicológico e depois vai reencontrar a família.