A primeira competição de 2024 já tem data para começar. No dia 2 de
janeiro, tem início a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior. O
torneio, que reúne 128 clubes, é o mais conceituado do Brasil nas
categorias de base. Na próxima edição, a 54ª, três times alagoanos
estarão na busca do sonhado título: CRB, CSA e Cruzeiro de Arapiraca.
Houve uma diminuição na quantidade de times alagoanos. Nesta temporada, por exemplo, quatro clubes locais disputaram o torneio, que teve o Zumbi tendo a melhor campanha entre os alagoanos.
O trio conquistou a vaga para o torneio por conta das campanhas no Campeonato Alagoano Sub-20, onde o Galo foi campeão contra o Azulão, enquanto o Estrelado foi terceiro colocado.
O primeiro a ter a sede divulgada foi o CRB, que ficará no Grupo 11, sediado na cidade de Assis, no Oeste da capital. Juntos do Galo, estarão VOCEM, Fortaleza e Castanhal.
Já o Cruzeiro de Arapiraca ficou no Grupo 23, na cidade de Itaquaquecetuba. O grupo é duro porque conta com equipes tradicionais do futebol brasileiro. O Urso terá pela frente o Sport, que em 2023 eliminou o Zumbi e chegou às quartas de final, além de Santo André e Aster Brasil.
Para finalizar, o CSA entrou no Grupo 30, que será disputado na cidade de São Paulo, entretanto, na região de Ibrachina. No grupo azulino estarão o próprio Ibrachina, que alcançou as oitavas neste ano, além do Vitória e do Picos. A final do torneio é no dia 25 de janeiro.
A competição não muda seus moldes. Os 128 times são divididos em 32 grupos com quatro equipes cada. Se classificam para o mata-mata os dois melhores de cada grupo.
No primeiro mata-mata, já há um cruzamento específico pré-definido, pois cada grupo enfrenta o grupo posterior (Grupo 1 x Grupo 2, Grupo 3 x Grupo 4, etc.).
Sendo assim, podem estar no caminho do CRB os times que estão no Grupo 12: XV de Jaú, Internacional, Velo Clube e Santa Cruz-SE. Já o Cruzeiro pode enfrentar times do Grupo 24, onde estão o atual campeão Palmeiras, além de Oeste, União ABC e Queimadense. O Azulão, se passar, enfrenta alguém do Grupo 29: Flamengo de Guarulhos, Vasco, Potyguar Seridoense e Macapá.