Filipe Luís terá todas as taças conquistadas pelo Flamengo expostas no gramado do Maracanã. A despedida será semelhante a que aconteceu para Diego Alves e Diego Ribas, no fim de 2022.
O jogo contra o Cuiabá será a despedida do Maracanã, mas o último jogo de Filipe Luís será no Morumbi, no Flamengo e São Paulo, dia 06 de dezembro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
A aposentaria não afastará Filipe Luís do Flamengo - não só pelo lado torcedor. A tendência é que permaneça no clube. O cargo, porém, ainda não foi definido. O lateral já tem a Licença B da CBF e, em dezembro, iniciará as aulas para a Licença A - que poderá comandar clubes profissionais.
A decisão não é uma surpresa. Ainda no inicio do ano, Filipe avisou que só continuaria a jogar futebol se fosse no Flamengo, clube do coração. Viveu meses para tomar, de fato, a decisão de pendurar as chuteiras e aguardou a reta final da temporada para fazer o anúncio.
- Eu amo o Flamengo, e se não for no Flamengo eu não jogo mais futebol. Isso é uma coisa que eu tenho decidida - antecipou em maio.
A temporada está longe de ser a dos sonhos para uma despedida. O Flamengo foi vice-campeão em quatro oportunidades: Supercopa, Recopa, Copa do Brasil e Carioca. Além disso, sofreu quedas precoces no Mundial de Clubes e na Libertadores. Sem contar a campanha no Brasileirão, onde ainda existe remota chance de título.
Neste ano, Filipe Luís viveu quatro idas ao departamento médico e fez apenas 20 jogos: 14 vitórias, três empates e três derrotas. O lateral teve 1.147 minutos em campo e deu duas assistências. A última vez que entrou em campo foi na vitória contra o América-MG, por 25 minutos.
Filipe Luís fez 175 jogos: 111 vitórias, 32 empates e 32 derrotas. Vestiu a camisa rubro-negra por 13.904 e marcou quatro gols.
Aos 38 anos, Filipe Luís deixará o Flamengo como ídolo e participante da segunda maior geração da história do clube. No clube desde 2019, o lateral conquistou 10 títulos: Libertadores (2019 e 2022), Brasileirão (2019 e 2020), Copa do Brasil (2022), Supercopa (2020 e 2021), Recopa (2020) e Cariocas (2020 e 2021).