O critério era livre. O ge pediu a todos treinadores consultados que escolhessem os três maiores treinadores da história que passaram pelo futebol brasileiro. A maioria dos votos veio das séries A e B e também de ex-treinadores da Seleção, inclusive Zagallo, que votou nele mesmo em primeiro, Parreira em segundo, e Telê Santana em terceiro.
Dos técnicos que treinaram o Brasil, Leão e Dunga não votaram.
O resultado final foi: Telê Santana em primeiro, com 159 pontos, Zagallo em segundo, com 143 pontos, e Felipão em terceiro, com 53 pontos.
A pontuação funcionava da seguinte forma:
A lista completa com todos 40 treinadores votados e o voto a voto de todos consultados estão publicados nesta reportagem mais abaixo.
Na pontuação, Zagallo ficou atrás de Telê Santana. No entanto, o tetracampeão do mundo foi o treinador mais lembrado no primeiro lugar, apontado por 36 dos 103 votantes como o maior treinador da história.
Até hoje o único a treinar a Seleção em três Copas, Zagallo conquistou o Mundial de 1970 e ainda soma o vice-campeonato de 1998 e o quarto lugar de 1974. Conquistou medalha de bronze nas olimpíadas de 1996, em Atlanta.
Alagoano de nascimento, o Velho Lobo foi ponta-esquerda com carreira que começou no América e de destaque no Flamengo e no Botafogo, além da seleção brasileira. Foi campeão do mundo como jogador em 1958 e 1962. Era coordenador técnico da Seleção na campanha do Mundial dos EUA em 1994.
Conquistou títulos estaduais com Fluminense, Flamengo e Botafogo nos anos 1960 e 1970 - e voltou a ser campeão em 2001 com o Rubro-Negro em final marcante contra o Vasco. O maior título em clubes brasileiros é o da Taça Brasil de 1968 com o Alvinegro.