Vinicius Junior não deve figurar entre os melhores jogadores do mundo de 2023. Essa é a opinião de Jamie Carragher, ex-zagueiro do Liverpool e da seleção da Inglaterra e hoje comentarista na TV britânica. Ao escalar seu time do ano, o ex-jogador deixou o atacante brasileiro do Real Madrid fora, menosprezando principalmente a La Liga, mas também o próprio clube espanhol e o camisa 7 merengue.
Carragher debatia com o ex-lateral inglês Gary Neville, ídolo do Manchester United, em uma participação no canal "Sky Sports". A ideia era que ambos apresentassem o seu time do ano para o EA Sports FC, jogo de futebol mais popular do mundo. Quando ouviu o colega descrever o aproveitamento de Vinicius Junior em 2023 - 18 gols e 17 assistências em 44 jogos -, Carragher minimizou os números.
- O que o Vinicius Junior fez nessa temporada? (Fez isso) para o Real Madrid, em uma piada de liga. O que o Real Madrid venceu? Nem ganharam a La Liga. Os times que ele enfrenta tendem a ser fáceis - disse o ex-Liverpool.
Em 2023, o Real Madrid faturou dois títulos: Mundial de Clubes e Copa do Rei. No Campeonato Espanhol de 2022/23, terminou como vice-líder, atrás do Barcelona. Vinicius Junior foi o sexto colocado na Bola de Ouro da temporada 2022/23, mas ficou fora dos 12 indicados a melhor do mundo no Fifa The Best, cujo período de avaliação vai do fim da Copa do Mundo de 2022 a agosto de 2023.
Enquanto Neville escolheu Vinicius Junior para sua seleção do ano, Carragher optou por Messi, que trocou o Paris Saint-Germain pelo Inter Miami no meio de 2023. O craque argentino levou o time da Flórida ao título da Copa das Ligas, competição entre clubes dos Estados Unidos e do México, mas a equipe não se classificou para os playoffs da MLS.
- Eu escolheria ele (Messi) pelo que fez na MLS. Alguns dos gols e dos passes que ele deu... foi inacreditável - defendeu Carragher.
A discordância entre os dois ex-jogadores também se deu pela posição em discussão, já que analisavam alguém para a ponta direita - Vini Jr. atua no lado esquerdo e ambos elegeram Mbappé no posto.
Em um time do ano combinado dos dois, prevaleceu a escolha de Neville. A seleção dos comentaristas ficou assim: Alisson (Liverpool), Alexander-Arnold (Liverpool), Kim Min-Jae (Napoli e Bayern de Munique), Rúben Dias (Manchester City), Dimarco (Inter de Milão), Bellingham (Borussia Dortmund e Real Madrid), Rodri (Manchester City), Bernardo Silva (Manchester City), Vinicius Junior (Real Madrid), Haaland (Manchester City) e Mbappé (P